segunda-feira, 22 de novembro de 2010

News

Olá! E aê, galera? Tudo bom?

Hoje vamos falar sobre jornalismo televiso. Você assiste televisão? (Hoje muitos abandonaram este hábito pelo fato de que a internet tem muito mais conteúdo.) Se sim, assiste só as novelas, só os programas humorísticos, de auditório, apenas os filmes, os desenhos...? Ou assiste um jornal aí no meio de tudo isso?

Tem acompanhado as últimas notícias do Brasil e do Mundo? Guerras, economia, eleições, denuncias, investigações, crimes, homenagens, conquistas, e outras coisas são mostradas nos telejornais, e pergunto se estamos todos bem informados do que acontece por aí, e que de uma forma ou de outra, acaba alcançando nossa vida.

Mas não é exatamente sobre isso que quero falar. O fato é que quando eu era mais novo (tá, quando eu era criança), eu não ligava pra jornal. Normal. No meu horário de almoço, eu assistia desenhos, e não ligava pro pessoal que falava no intervalo das novelas... Depois, com o passar do tempo, no horário de almoço, a televisão na cozinha ficava ligada, e assistia os telejornais. Afinal, tem que se almoçar na mesa com a família, e não com o prato em cima de uma almofada mal acomodada em cima das pernas na sala... Então comecei a pegar gosto pela ideia, e de manhã, durante o café, a tevê era ligada, e assim ficava atualizado sobre algumas noticias que surgiam pela manhã. Confesso que hoje o costume diminuiu um pouco no café, pois estou demorando um pouquinho a mais na cama de manhã, então se ligar a TV, vou perder muito tempo. Mas tenho que me reeducar nisso. FATO.

E durante os últimos tempos, tem acontecido um fato curioso nos telejornais: os apresentadores estão ficando muito... ‘saidinhos’. Fazem piadinhas, riem, conversam entre si, dão opinião própria, se emocionam... Não falo do Fantástico, que desde sempre teve gente agindo assim lá. Falo de pessoas como o Carlos Nascimento no Jornal do SBT, Joyce Ribeiro do Boletim de Ocorrências, Tiago Leifert, no comando do Central da Copa na Globo, Ana Paula Padrão no Jornal da Record, que são pessoas que realmente ficam bem à vontade na apresentação dos programas. O pessoal do Bom Dia Brasil também é assim. As apresentadoras e os rapazes do Paraná TV também estão tão a vontade quanto em casa.

Falando neste telejornal em especial, gostaria de fazer uma pequena nota pelos 50 Anos da RPC TV. Realmente os caras foram com a cara e a coragem, começando tudo numa quitinete apertada. Hoje, afiliada da Rede Globo, tem uma audiência realmente significativa e com reportagens de qualidade*. Parabéns, RPC.

*Só que uma vez, vi uma matéria em que eu tive que utilizar meu botão de Análise de Conteúdo: falava sobre uma cidade com tamanha precariedade de salas de aula, que os alunos estavam estudando numa cela de uma cadeia desativada. As professoras colocavam cortina nas janelas para esconder as grades, e tentar amenizar a situação, e tal. Então a repórter disse que era uma vergonha ter que obrigar os alunos a estudar numa cela. Daí eu pensei: ‘Claro que é ruim ter que estudar num lugar assim. Mas pelo menos não estão dando a desculpa de que não tem sala, e deixam os alunos na rua. Buscaram um lugar pra ensinar, e estão trabalhando. Que bom, né?’ Mas não. A televisão não ousa mostrar o esforço que algumas pessoas tem que fazer para dar qualidade de vida para algumas pessoas. E não digo só em relação a essa escola.

Acho muito legal que alguns comentários que as repórteres fazem entre si demonstram que existe uma amizade que vai além da bancada da TV. Certa vez, próximo dos dias da festa dos 50 anos, duas delas estavam com a cor do esmalte igual. Coincidência? Ou uma amizade de vida inteira? Thays Beleze, Mira Graçano, Roberta Pitarelli e outras, nos alegram no almoço mostrando muitas vezes que além de serem grandes profissionais, também demonstram bom gosto na hora de se arrumar pro trabalho. Nunca estão deselegantes, mas algumas vezes a beleza delas se destaca mais do que a notícia. Nada exagerado, apenas belo... *divagando*

Bom, voltando. Em 05/07/2010, uma segunda-feira, uma reporter diferente apareceu e se apresentou: “Meu nome é Roberta Pitarelli e a partir de hoje estarei apresentando as notícias de Maringá e região”. Pronto. Na hora, marquei o nome e a data, pensando nesta postagem de agora. Ela trabalha muito bem. Só acho que fica com as mãos cruzadas e/ou apoiada no cotovelo tempo demais . Detalhes...

Lembrando tambem de Herivelto Oliveira, que é um dos poucos apresentadores ‘de cor’ na TV. Não sei o que acontece, mas não é facil ver pessoas como ele trabalhando no estudio das emissoras de TV. Mas ele fez muitas reportagens externas, é verdade. E seu trabalho é excelente também.

Até mais, pessoal! E lembrem-se: quem não assiste/lê jornal, nem busca informação em outras mídias, fica para trás e não pode reclamar das coisas. Como diria o ‘Extraterrestre’ Bilu: “Busquem conhecimento!” ...



Thays Beleze fazendo reportagem na praia

*Update: atualizei a parte de Tiago Leifert, e Ana Paula Padrão em 26/11/10.

Um comentário:

Francielly Venancio disse...

Sim, ultimamente os apresentadores de telejornais andam mais "saidinhos". No entanto, em se tratando da Ana Paula Padrão (de quem gosto muito diga-se de passagem)isso já remonta desde os tempos em que ela apresentava o Jornal da Globo, embora na epóca a intensidade fosse bem, bem menor, posso me lembrar até hoje do 'BOA NOITE' seguido de um sorrizinho cúmplice que ela dava sempre, li uma entrevista com certa vez, em que ela dizia que aquele boa noite era sempre para seu marido que a estava assistindo em casa, sempre achei isso 'fofo'. Enfim, isso foge do escopo do post.

Muito boa a postagem Marcelo, se atualizar é um bom hábito.

Sábio Bilú!!!