sábado, 20 de fevereiro de 2016

Work

Feliz 2016, gente queridaaaa!

Com tantas coisas que eu já contei aqui neste blog, acho que não tem muitas coisas sobre meu trabalho, sobre minha profissão.  Pois bem. Eu tenho minha carteira de trabalho registrada como Arte Finalista desde Outubro de 2004! Sim, são quase 12 anos trabalhando com isso! Hehehehe.

Bom, basicamente, o que eu faço é trabalhar com o Corel Draw e Photoshop. Apesar de ter outros cursos e saber trabalhar com algumas outras ferramentas, para o que faço e público que atendo, estes dois programas são suficientes. Tá, mas e o que eu faço, exatamente? Eu trabalho fazendo arte para adesivos, fachadas, banners, logomarcas, cartões de visita, e outras artes assim. Também faço tratamento em fotografias quando necessário (quase todo dia) para alguns destes trabalhos.

É um trabalho agradável de se fazer, apesar de que muitas vezes precisamos queimar os neurônios pra montar algumas artes (e para entender o que o cliente quer) e deixar o trabalho bem bacana. Afinal, se eu, por exemplo, fizer a logomarca, a fachada e os cartões de visita para uma cabeleireira, é através deste meu trabalho que as clientes serão atraídas para o salão dela, que com seu trabalho, poderá sustentar a casa junto com o marido. Quer dizer, é com o meu esforço e ideias que alguém vai ganhar seu dinheiro. Aliás, EU ganho meu salário com meu esforço e ideias. Hahahaha. O meu trabalho ‘só’ vai ter que ser atrativo para o cliente escolher aquele salão e não os outros três que tem naquela rua. É claro que o atendimento da profissional vai fazer a diferença, né? Não adianta ter uma fachada e logomarca bonita se o serviço prestado for de baixa qualidade.

É muito gostoso também quando uma arte que eu faço estampa camisetas, outdoor ou se torna um adesivo para ser colocado em diversos carros na cidade. Por exemplo, na empresa que estou hoje, nós temos feito as artes para divulgação da Semana da Família que acontece em nossa Diocese (e no Brasil, mas meu trabalho é regional). E é por conta do trabalho que faço que as pessoas veem e se interessam a participar do evento, e aquela logomarca se torna característico e trás boas lembranças daquele período.

Como já disse, fico contente quando eu faço a fachada de uma loja/empresa/salão e aquele é o sinal para todas as pessoas de que ali naquele endereço elas podem encontrar o que procuram. Normalmente eu só faço a arte da fachada e passo para ser impressa (antes eu imprimia no outro trabalho, hoje meu patrão e outro funcionário cuidam disso) e eu não via onde era instalado. E qualquer que seja a fachada, é um grande orgulho e alegria quando eu passo na rua e vejo o MEU trabalho! Fica sempre tão bonito! Mesmo que seja uma fachada grande ou um vidro adesivado indicando uma porta.

Justamente por tudo isso, quando vejo que alguma empresa que eu fiz a fachada se torna mais uma filial das empresas ‘ALUGA’ eu fico chateado por aquele cliente. Afinal, a pessoa (ou grupo) teve dedicação, esforço, investimento, sangue e suor colocados ali e a empresa acabou não indo pra frente por longos, duradouros e prósperos anos até a aposentadoria dos proprietários.

Meu primeiro trabalho ‘difícil’ foi quando da inauguração de uma farmácia aqui em Arapongas. Hoje, ela tem pelo menos quatro filiais na cidade. O trabalho consistia em desenhar a farmácia para ser usada em um outdoor para divulgação da inauguração. Pegamos o projeto em 3D do prédio, scanneamos (em duas partes porque o scanner era pequeno) e encaixei uma sobre a outra para poder vetorizar (transformar em vetor) no Corel Draw. HOJE é um trabalho ‘fácil’ para mim. Mas na época, eu quase não tinha experiência nesse tipo de trabalho sério e penei para fazer. Mas ficou muito bom. Pena que eu não tenha esse desenho guardado comigo. Mas eu sei que tem salvo em DVDs na empresa que eu trabalhei. Fiquei muitíssimo feliz ao ver o outdoor na Avenida Gaturamo com meu trabalho a primeira vez. Pouco depois foi um outdoor de um clube para celebrar o Reveillon de 2005. Isso é muito gratificante.




Minha mesa de trabalho hoje em dia.